Caximba, Smart City, Linha Verde, pombos e mais notas do dia 22 de março
Bairro da Caximba
Líder da maioria, Pier Petruzziello (PTB) rebateu críticas da oposição ao andamento do projeto do Bairro Novo da Caximba. Ele chamou de “desqualificado” e de “populismo inoportuno” o vídeo exibido por Professora Josete (PT) durante a sessão dessa segunda-feira (21). “O edital da prefeitura será publicado ainda esta semana”, declarou. “Foi no governo do PDT e do PT que a Caximba foi invadida. E não houve nenhum ato concreto para tirar as pessoas daquelas condições.”
Smart City
O vereador Mauro Bobato (Pode) ressaltou a realização do Smart City Expo Curitiba 2022, que ocorre na próxima quinta (24) e sexta-feira (25) no Expo Barigui. Essa é a edição brasileira do maior evento de cidades inteligentes do mundo, “quem tiver a oportunidade de participar, fica o registro”, afirmou.
Linha Verde I
“Detectamos que algumas respostas, elaboradas principalmente ao Professor Euler [PSD], de fato deixaram de ser respondidas [na semana passada]”, declarou o líder do prefeito, Pier Petruzziello (PTB), sobre o debate com o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues, na semana passada. Ele reforçou que o complemento às perguntas sobre as obras da Linha Verde foi enviado aos gabinetes parlamentares (confira o ofício).
Linha Verde II
“As respostas estão ali. Qualquer dúvida voltem a falar conosco”, completou Petruzziello, que voltou a defender um novo formato para as discussões com secretários e outras autoridades. Conforme o vereador Hernani (PSB), “em breve aquela obra da Linha Verde [Norte] vai liberar um contorno e o aumento de uma faixa”. Para ele, “não é da maneira que a gente gostaria”, mas a medida amenizará os impactos das obras no trânsito da região.
Aniversário de Curitiba
Leonidas Dias (Solidariedade) ressaltou a celebração dos 329 anos de Curitiba na Rua da Cidadania do Boa Vista, nessa segunda-feira (21). A atividade, de acordo com ele, contou com a presença do prefeito Rafael Greca, de vereadores e outras autoridades, além de estudantes da região. “Cada apresentação representa uma etnia”, afirmou.
Páscoa Solidária
Mauro Bobato (Pode) registrou a participação dele e de Marcelo Fachinello (PSC) no lançamento da primeira campanha de contrapartida social de 2022 do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, da Prefeitura de Curitiba, evento realizado no último sábado (19). As doações de caixas de chocolate serão arrecadadas até o dia 31 de março.
Registros em plenário
Oscalino do Povo (PP) frisou a celebração do Dia Mundial da Água, nesta terça-feira (22). Ela lembrou que cerca de 70% do planeta é composto por água: “Essa é a receita da vida”. Amália Tortato (Novo) recebeu em plenário a colega de voluntariado e de partido Isabele Félix.
Gases poluentes*
O vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a fiscalização e a manutenção dos ônibus integrantes do Sistema de Transporte Público de Curitiba. De acordo com o parlamentar, a iniciativa visa verificar os controles preventivos da frota, quanto à manutenção e à emissão de gases poluentes (062.00182.2022).
Estrago nas calçadas*
Após reclamação de moradores que calçadas têm sido danificadas quando são realizadas obras e reparos pelas concessionárias de serviços públicos (Copel, Sanepar e Compagás, por exemplo), o vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre as políticas e as responsabilidades na construção e manutenção das calçadas (062.00190.2022).
Infestação de pombos*
O vereador Marcos Vieira (PDT) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a previsão de reformas e de combate à infestação de pombos nas instalações do CEI Bela Vista do Paraíso, no bairro Santa Cândida. De acordo com o parlamentar, “as melhorias visam atender à reclamação de pais/responsáveis dos alunos, que afirmam haver necessidade de diversas reformas e reparos” (062.00191.2022).
Muralha Digital*
João da 5 Irmãos (PSL) solicita informações à Prefeitura de Curitiba acerca do funcionamento do Projeto Muralha Digital – de videomonitoramento da cidade por meio da integração de câmeras públicas e particulares em um circuito integrado de vigilância – nas unidades da rede municipal de Educação. Na justificativa, diz estar preocupado com a segurança de alunos, professores e funcionários das unidades (062.00192.2022).
Educação no trânsito*
Denian Couto (Pode) acatou uma sugestão da Comissão de Serviço Público sobre como alterar a lei municipal 14.412/2014, para que sejam exigidas da Prefeitura de Curitiba campanhas educativas para motociclistas. Agora, em vez de aditar um item da norma, como dizia o projeto original (005.00316.2021), ele acrescenta um novo artigo à norma, por meio de um substitutivo geral (031.00018.2022).
Redução de gratificação*
Emenda da Comissão Executiva (034.00010.2022) ao projeto (005.00016.2022) que revisa pontos do Estatuto do Servidor da CMC reduz de FG-7 para FG-6 a função gratificada a ser paga ao efetivo que vir a ocupar o cargo de assessor de projetos e gestão da Diretoria Geral – de R$ 11,7 mil para R$ 6,8 mil. Com a previsão da FG, o cargo que antes só podia ser ocupado por comissionado passa a estar disponível também para os efetivos.
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba