Câmara de Curitiba promove um dia dedicado à mulher
Nesta quinta-feira (24) as vereadoras e servidoras da CMC puderam aproveitar uma programação especial feminina, em comemoração ao Mês da Mulher.
Continuando as atividades alusivas ao Mês da Mulher, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promoveu o evento “Dia Dedicado à Mulher”, que contou com uma programação especial e variada. Voltado para as mulheres da CMC, o evento foi uma iniciativa do setor de Recursos Humanos (RH) da Câmara, com apoio do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo de Curitiba (SindiCâmara) e da Associação de Servidores da CMC (ASCMC).
O evento foi realizado na quinta-feira (24), no auditório do anexo II da Câmara de Vereadores. Na parte da manhã as mulheres puderam participar de um bate-papo com café. A roda de conversa debateu o Empoderamento Feminino: O resgate do poder real, com a palestrante Sabrina Quântica.
“O primeiro passo para as mulheres é olhar para si, se conhecer, aprender e reconhecer o que lhe faz feliz. Acreditar em si mesmo é a resposta. Sua busca é para os outros ou é para você? Reflita, analise. Você mulher pode qualquer coisa. Busque sair da zona de conforto”, afirmou a palestrante.
A parte da manhã contou com café e um bate-papo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O hall do auditório acomodou o café. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O cardápio contou com aperitivos, frutas, sucos e mais. (Foto: Rodrigo Fonsca/CMC)
A primeira conversa foi ministrada pela palestrante Sabrina Quântica. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
O evento aconteceu no auditório do anexo II da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A palestra contou com servidoras de diversos setores da CMC. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Na parte da tarde, as participantes puderam receber massagens. (Foto: Carlos Costa/CMC)
A feira, no período da tarde, também oferecia diferentes produtos à venda. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Também existiam opções de cosméticos naturais, produtos orgânicos e veganos. (Foto: Carlos Costa/CMC)
As mulheres da CMC puderam aproveitar para relaxar e sair da rotina. (Foto: Carlos Costa/CMC)
Já na parte da tarde, as participantes contaram com uma feira com várias atividades. As mulheres puderam fazer massagens; comprar roupas, cosméticos naturais, produtos orgânicos e veganos; aprender dicas sobre cuidados com o cabelo; entre outras atividades. Durante o dia também ocorreram sorteios, nos quais as participantes concorreram a brindes exclusivos.
Além disso, a Procuradoria da Mulher (ProMulher) da CMC, também convidou figuras femininas para participar do evento e promover outra roda de conversa; desta vez sobre empreendedorismo feminino. São elas: Elen Milek, psicodramatista e professora de Empreendedorismo Feminino; e Laureni Belo Ferreira, líder comunitária de Araucária, que atua com manufatura de produtos têxteis e promove curso de modista mirim para meninas de 10 a 15 anos.
É importante reforçar as figuras femininas em cargos importantes da CMC. Por exemplo, a diretora-geral da Câmara atualmente é uma mulher, funcionária de carreira da CMC. Jussana Marques é a primeira mulher no cargo na história da Casa.
“Parabenizo o RH pelo evento e toda a dedicação. E ainda destaco a Amanda [Moreno], uma mulher à frente do departamento promovendo ações não só para as mulheres, mas também para todos os servidores da Casa, transformando o nosso ambiente de trabalho em um ambiente cada vez melhor. Destaco ainda a capacidade e sensibilidade das mulheres que hoje na Câmara ocupam posições de destaque, sendo um motivo de orgulho para todas nós”, disse a diretora-geral.
Já Amanda Moreno, do setor do RH e uma das organizadoras do evento, afirmou: “O RH trabalha principalmente com integração e gestão de pessoas, esse pertencimento institucional ficou muito prejudicado neste intervalo de 2 anos. A gestão de pessoas tem uma proposta muito bacana, que é integrar e unir cada vez mais os servidores. Eu acredito que o evento de hoje mostra a necessidade que cada servidor e que cada pessoa tem de fazer esse momento de trocas, e pôr um fim definitivamente nesse distanciamento social”.
O projeto do Dia Dedicado à Mulher começou em 2019 e por conta da pandemia foi interrompido por dois anos. Segundo Moreno, o objetivo é que ações como esta sejam cada vez mais constantes na Câmara.
*Notícia elaborada pelos estudantes de Jornalismo Sophia Gama e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão de estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba