Conselho de Ética, atestado médico e mais notas do dia 26 de abril
Conselho de Ética I
Até então membro do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar, o vereador Jornalista Márcio Barros (PSD) protocolou requerimento na CMC manifestando que desiste do posto (019.00002.2022). “Em cumprimento ao Regimento Interno, quanto ao seu artigo 50, que trata sobre a proporcionalidade partidária, e a indicação de vagas pelos líderes, o Líder do PSD na sua prerrogativa vem desistir da sua vaga”, diz a justificativa, assinada por Barros.
Atestado médico
O vereador Dalton Borba (PDT) apresentou atestado médico para justificar dez dias de afastamento das suas atividades parlamentares (057.00001.2022). A licença para tratamento de saúde começou a contar no dia 20 de abril e abarca somente o período vespertino, das 14 às 18h. Borba é o presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da CMC.
Aldeia indígena
No início da sessão, o vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) cobrou agilidade da Cohab-CT em aprontar os documentos necessários à regularização de uma ocupação indígena instalada há doze anos no bairro Tatuquara. “Havia uma manifestação de doação da área pelo Município, daí estive em Brasília, na Funai, e conversei pessoalmente com o presidente da República [para resolver isso]. Só falta a Cohab passar as documentações para que se regularize a situação”, garantiu o parlamentar.
“Escândalo na Copel” I
Chamando de “escândalo” a divulgação do pagamento de bônus de R$ 427 mil para o presidente da Companhia Paranaense de Energia (Copel), Renato Freitas (PT) acusou haver uma “política de privilégios” na empresa. “Esse pagamento abriu uma caixa-preta demonstrando que a ausência de um salário digno para os funcionários da base da Copel e o encarecimento da tarifa para a população geraram uma política de privilégios”, afirmou.
“Escândalo na Copel” II
“O aumento da tarifa para o cidadão, em plena pandemia, como ocorreu sucessivamente nos últimos dois anos, engordou o bolso de uma pessoa que já recebe R$ 67,7 mil por mês. Não é nem salário, é bônus. E quem é essa pessoa? Daniel Pimentel Slaviero, que é neto do ex-governador Paulo Pimentel e, coincidentemente, irmão do vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel Slaviero. O sobrenome Slaviero já vincula a várias outras empresas, à aristocracia curitibana. São os amigos do rei, esbanjando em um banquete em que nós pagamos a conta”, disse Freitas.
Parto de emergência
O vereador Osias Moraes (Republicanos) elogiou os guardas municipais Joel Nunes e Ranieri pelo pronto atendimento a uma mulher, na noite de ontem, vítima de um acidente de trânsito, que estava em trabalho de parto. “Eles a levaram até a maternidade do Hospital de Clínicas, onde nasceu a pequena Alice. Quero parabenizar a Guarda Municipal que, além de fazer a segurança dos bens públicos, dá apoio aos cidadãos”, elogiou o parlamentar.
Doa Curitiba
Os vereadores foram convidados por Indiara Barbosa (Novo) a participarem da atividade Doa Curitiba, que nesta semana terá estandes na Boca Maldita, ao lado da praça Osório, para apresentar aos curitibanos as opções de doação a entidades sociais durante a declaração do Imposto de Renda. “É um evento realizado pelo Conselho Regional dos Contabilistas, pelo Rede do Terceiro Setor e pela FAS”, explicou.
Reeleição na Fecomércio
A reeleição de Darci Piana para a presidência da Fecomércio foi comemorada, em plenário, pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Ele parabenizou Piana, que é o atual vice-governador do Paraná, pela recondução à direção da entidade.
Proteção à mulher*
Substitutivo Geral (031.00029.2022), apresentado pelo vereador Professor Euller (MDB), altera o projeto de lei ordinária (005.00311.2021) que dispõe sobre a consolidação das leis relativas à proteção e à defesa da mulher. O substitutivo mantém o objetivo do original, que busca consolidar a legislação vigente em um único documento facilitando o acesso à informação e sua aplicação. Foram feitos ajustes pontuais, seguindo instruções da CCJ (consulte aqui).
Nota de pesar*
O vereador Mauro Ignácio (União) manifestou seu pesar pelo falecimento do padre Almir Negherbon falecido no último sábado (23), aos 76 anos, vítima da covid-19 (078.00021.2022).
*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba